sexta-feira, 25 de janeiro de 2008



O que é Punk?

Por Vanderlei MUNIZ



Os punks são um movimento cultural e ideológico que visa à transformação na sociedade que busca justiça através de sua contra -- cultura que nega todo o lixo cultural que é imposto pela burguesia. Os punks não são uma gangue, muito pelo contrário, os punks são uma irmandade, eles pregam a paz e a solidariedade entre os seres humanos e até os outros animais.( Pois os punks preservam a natureza). Mas e porque se vestem de maneira diferente?É moda?
Não nada do punk é moda, e sim um "modo" de vida. Esse grupo apresenta um conjunto de valores e idéias que, normalmente, se contrapõe à ideologia (?)vigente. Um jovem ao raspar parte do cabelo (moicano) ou pinta-lo de verde ou qualquer outra cor que seja diferente , deseja de alguma forma chocar e agredir os valores sociais que julgam conservadores, ou melhor, "primitivos". É uma forma particular e ao mesmo tempo grupal de protestos. O visual punk(que você deve pensar que é ridículo) é a negação do consumismo e todos os padrões estéticos vigentes, apesar de representar também o caos em que vivemos. A sua simplicidade é uma forma de protesto contra a classe dominante.
Mas apesar de ser o visual uma grande forma que contribui, o punk não se identifica apenas pelo visual e sim por sua postura ideológica e principalmente "suas atitudes". Grande parte são jovens que em sua maioria começaram a sua revolta pela falta de emprego ou oportunidades nesse mundo capitalista (devido é lógico a situação de miséria), mas tarde se tornam rebeldes com causa, é como disse o filósofo Leon Tolstoi: " Primeiro mude a si mesmo para depois querer mudar o mundo". Significa dizer que a revolução primeiramente deve ser psicológica, que dá-se dentro do próprio indivíduo para depois pensar na revolução social.
Mas o punk não vive só de negar o sistema, eles apontam uma opção de luta por uma vida livre. O punk tem mil motivos para se revoltar, por isso revida sem limites. O punk se opõe e odeia todo tipo de poder ou autoritarismo, tudo que oprime a liberdade de se expressar e de pensar do ser humano, por isso eles dedicam a sua vida na luta por uma nova sociedade livre de qualquer preconceito, exploração. E essa sociedade é claro que só pode ser a plenitude de uma sociedade anarquista. O punk é anarquista por essência, é libertário por convicção e não por conveniência, por isso ele anarquiza o cotidiano e cotidianiza o anarquismo. Estão todos juntos pela mesma causa, mas cada um é anarquista da sua forma, do seu jeito, por isso cada um tem seus metodos, na maioria das vezes a "ação direta", mas o que é mais importante é que faça valer o seu lema " do it by yourself"(faça você mesmo), por isso o punk além do altruísmo, significa também "responsabilidade". Uma de suas formas de protesto, de diversão, e de principalmente, divulgar a sua ideologia, é através também da música, "O Hardcore", um som simples e direto, que abordam letras coerentes com temas políticos, envolvendo a "realidade incógnita", é um som incomercializável, a palavra "fama" é estranha à essência do hardcore, pois não tem afinidade alguma em produzir lucro.
"A dança", é o pôgo a qual expelem sua angústia, o seu sentimento, de emoção e repúdio. O punk é um ser humano como outro qualquer, mas com uma vantagem, são mais sensíveis porque vivem a "cruel realidade", não se deixam manipular pelas instituições dos poderosos, por isso, quanto mais sabem a realidade que os outros seres humanos não conseguem enxergar (mesmo na sua frente), mas ele se sente ofendido e a vontade de lutar aumenta, por isso ele é um ser aflito, sua rebeldia não é à toa e sua revolta é crescente, a sociedade está em decadência e tudo o que nos rodeia nos transmite repúdio.
Pois ele ama o seu ódio e o amor, a coragem e o ódio juntos são mais fortes do que a hipocrisia e a ganância, mas o seu coração é muito forte e por isso resistiu até o fim, pois ele faz acontecer!

Nenhum comentário: