sábado, 19 de janeiro de 2013

Contas a pagar...

Contas a pagar...


Por Vanderlei Muniz


Começo de ano, contas a pagar IPVA, IPTU, etc.
Seu Jó, homem pacato, trabalhador, filosofava com sua companheira Dª Paciência – Lembra, quando nós compramos esse pedacinho de chão, mesmo ganhando pouco mais de dois salários mínimos construímos um cômodo e banheiro pra sair do aluguel, Dª Paciência só escutava e seu Jó continuava - ai veio nosso primeiro filho, dormíamos os três numa cama de casal, passamos uns cinco anos assim, lembra. Depois de muita economia conseguimos fazer a cozinha, ai nasceu nossa filha, depois de mais quatro anos nasceu nosso caçula, fizemos a sala, mas não era o suficiente, as crianças cresceram, cada um precisava ter seu próprio quarto, continuamos a economizar, passamos necessidades, enfim conseguimos ter a casa dos nossos sonhos, casa simples, mas de acordo com as nossas necessidades.
O ano passado o IPTU do Seu Jó já veio alto, R$ 400,00. Dª Paciência ficou indignada. Este ano com um aumento de 2000% no IPTU, Dª paciência ciente de que não poderia pagar, faleceu de tanto desgosto. Após um tempo de luto, Seu Jó e os filhos venderam a casa. Seu Jó perdeu Dª Paciência e a serenidade, reuniu um grupo de amigos e conhecidos, invadiram um terreno, uma área enorme, dez mil metros quadrados. Formaram uma comunidade denominada “Filhos da Injustiça”. Hoje seu Jó não paga IPTU, nem água e nem luz, virou herói da Comunidade, sua palavra ali é Lei, e em época de eleição muitos candidatos procuram Seu Jó. Que orienta os moradores a explorarem o máximo, todos os políticos que ali chegam para pedir voto, no final escolhem em quem votar, e o voto sai muito caro. Hoje Seu Jó se diz um homem feliz, apesar de ter perdido Dª Paciência pra sempre.

Os fatos narrados acima é uma obra de ficção, qualquer similaridade com a vida real de milhares de guarulhenses, é mera coincidência.